Principais Parâmetros da Qualidade da Energia Elétrica


Uma das possíveis definições de Qualidade da Energia Elétrica, pode ser descrita como a medida de quão bem a energia elétrica pode ser utilizada pelos consumidores, geralmente também associada forma de onda de tensão. Essa medida inclui características de continuidade de suprimento e de conformidade com certos parâmetros considerados desejáveis para a operação segura, tanto do sistema como das cargas elétricas.

A lista dos principais parâmetros observados em qualidade da energia elétrica está descrita abaixo:

Tensão em Regime Permanente

Por definição Tensão em Regime Permanente se caracateriza como sendo a medição do valor eficaz de tensão em tempo real integralizados em intervalos consecutivos de 10 minutos.

Fator de Potência

Parâmetro que define a relação entre a Potência Ativa (P) e a Potência Reativa (Q), comumente chamado de cos φ ele estabelece o quão eficientemente a energia está sendo empregada.

Harmônicos de Tensão

Harmônicos de tensão são componentes de tensão senoidais cuja frequência é um múltiplo inteiro da frequência fundamental. Sendo assim, a forma da onda de tensão é determinada pela soma da componente CC (harmônico de ordem 0) com os demais harmônicos de tensão, os quais podem variar em magnitude e fase ocasinando uma maior ou menor distorção da forma de onda.

Desequílibrio de tensão

Desequílibrio de tensão é por definição o fenômeno associado a alterações dos padrões trifásicos do sistema de distribuição. Em outras palavras este parâmetro caracteriza a diferença entre os módulos das tensões de um sistema elétrico trifásico e a defasagem angular das mesmas.

Flutuação de Tensão (Flicker)

Flutuações de tensão são variações sistemáticas, geralmente de baixa magnitude, dos valores eficazes da tensão. O efeito mais comum é a cintilação em lâmpadas e monitores de vídeo.

Variação de Tensão de Curta Duração (VTCD)

Variações de Tensão de Curta Duração (VTCD) são eventos de afundamento, elevação e até mesmo de interrupção de tensão com duração compreendida entre meio ciclo a alguns minutos, dependendo da norma a ser considerada.

Variação de Frequência

Variações de frequência são variações no valor da frequência fundamental. No Brasil, o valor nominal da frequência é 60 Hz e o PRODIST estabelece que os sistemas de geração e distribuição devem operar dentro do limites de frequência situados entre 59.9 Hz e 60.1 Hz.