• Elias Santos

Energia solar sem burocracia? É possível sim



Como você deve imaginar, a instalação de um sistema de energia fotovoltaica em sua casa ou empresa não é algo que será realizado da noite para o dia. Um dos primeiros passos, por exemplo, é a empresa realizar um estudo no local de instalação para ver se a estrutura ou telhado pode aguentar o peso do sistema e outros detalhes técnicos importantes.


Estes assuntos técnicos são sempre desenvolvidos e apresentados pela empresa que irá realizar a instalação do seu sistema de energia fotovoltaica. Porém, este processo possui alguns trâmites burocráticos que envolvem você (cliente), a empresa instaladora e a sua concessionária de energia.


Tudo isso pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça para você se a empresa instaladora não tiver muita experiência na área.


Para realizar estes trâmites burocráticos da instalação de um sistema de energia fotovoltaica normalmente é necessário apresentar alguns documentos para a concessionária de energia local. São eles:

  • Documento de identificação (RG com CPF ou CNH) do responsável

  • Conta de Energia

  • No caso de empresa, cópia da última Alteração Contratual.

  • Procuração para Empresa Instaladora responder Junto a Concessionária e ao CREA


Também é importante que você, cliente, entenda que algumas mudanças acontecerão no local onde o sistema será instalado. A concessionária irá trocar o seu medidor de energia de luz para um modelo bidirecional, que contabiliza o consumo e também a produção do seu novo sistema de energia fotovoltaica, para tanto é importante que o sua entrada de energia esteja dentro dos padrões de que sua concessionária exige, caso contrário o projeto é reprovado no momento da vistoria.


A sua conta de luz também passará por mudanças. Nela, a concessionária irá adicionar o montante, em kWh, de energia que foi injetada à rede elétrica pública, junto do montante consumido por você no mês. A informação dos créditos de energia também será adicionada à sua conta de luz.


A Sevenia já está há mais de 6 anos no mercado da energia fotovoltaica e durantes estes anos adquiriu experiência para solucionar e auxiliar em todos os processos burocráticos envolvidos na instalação de uma usina fotovoltaica. Prezando pela melhor eficiência do sistema e para que o cliente fique tranquilo, pois terá um pós-venda de qualidade.


Nos responsabilizamos pela realização do projeto, da instalação e da regulamentação da sua usina. Para poder fazer isso damos a opção para o cliente de que nos permita, através de uma procuração, realizar todos os trâmites em seu nome. Tudo isso sem custo adicional, taxa escondida ou qualquer outra pegadinha. Apenas visando o conforto de nosso cliente.


Acreditamos que o acesso às energias renováveis deve ser simplificado e sem dores de cabeça para nossos clientes, afinal de contas, quem opta por esse meio, quer economia e mais tempo para aproveitar os resultados do investimento sem preocupações.


Quer saber mais sobre energia solar? Então leia esse post aqui do Blog da Sevenia explicando tudo para você!