• Elias Santos

As perguntas mais frequentes sobre instalações de energia solar

Hoje no Blog da Sevenia vamos responder as perguntas mais frequentes sobre a instalação de sistemas de energia solar. Algumas respostas podem variar de acordo com as particularidades de cada propriedade, então caso sua dúvida não tenha sido respondida, entre em contato conosco que te ajudaremos a encontrar uma solução.


Como funciona um sistema fotovoltaico?


Um sistema de energia solar, também chamado de sistema de energia fotovoltaica, é um mecanismo composto por placas, inversores , estruturas de fixação e dispositivos de proteções elétricas que são capazes de transformar raios de sol em energia elétrica. As placas são responsáveis por captar os raios, o inversor por transformar eles em energia elétrica, a estrutura de fixação por sustentar as placas na superfície onde será a instalação (telhado ou solo) e os dispositivos de proteção para a segurança elétrica do sistema e do local da instalação, protegendo contra surtos de energia e descargas atmosféricas.


Quais tipos de sistemas de geração de energia solar existem?


Existem dois tipos de sistema fotovoltaico, o off-grid, que não é conectado à rede elétrica, e o on-grid, que é. E isso quer dizer que no sistema off-grid as placas solares são conectadas à  baterias,  sendo assim  isoladas da distribuidora de energia, o que significa que em caso de queda de luz, o imóvel não seria afetado. Apesar dos benefícios, o sistema off-grid não costuma ser uma opção muito procurada em função dos altos custos de instalação e manutenção das baterias. 

Já o sistema on-grid, mais comum e barato, é conectado na rede elétrica da distribuidora de energia e funciona como um sistema de compensação de energia, ou seja, a energia produzida excedente durante o dia vai para a rede da distribuidora e se torna créditos de energia, que são gastos também à noite, e em meses de maior consumo, quando as placas não produzem energia e o consumo em domicílios tende a crescer. Os créditos têm validade de 5 anos, assim a economia sempre é compensada nas faturas, mesmo em meses de menor produção de energia solar, e o restante acumula para os próximos meses. 


Moro em um lugar que não tem muito sol, vale a pena instalar uma usina fotovoltaica?


Sim! Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a energia é gerada pela luminosidade, e não pelo calor. Isso garante que mesmo durante o inverno a energia seja gerada. Obviamente, em diferentes estações há diferentes graus de luminosidade, assim, em um dia nublado, por exemplo, a produção é mais baixa, mas existente. Geralmente um projeto fotovoltaico é desenvolvido para que a geração em épocas com maior incidência solar seja suficiente para gerar créditos de energia e compensar em épocas que a incidência diminui. Por conta da luminosidade que as placas solares receberão é um fator bastante relevante o local de instalação e a posição das placas no momento do projeto, por isso, sempre conte com a presença de um profissional capacitado para concretizar sua usina. 

O Brasil é um país privilegiado quando o assunto é incidência solar, todas as regiões do país têm um nível muito bom, contudo em construções cujo posicionamento não seja muito favorável pode ser necessário instalar um número maior de placas para compensar esse posicionamento. Para analisar seu caso específico entre em contato com a Sevenia, nossa equipe tem profissionais capacitados para analisar cada caso individualmente.


Quais são os requisitos que um local deve atender para poder receber uma instalação fotovoltaica?


Para instalar uma usina de produção fotovoltaica são necessários alguns requisitos, dentre eles: 


1 - Idealmente o telhado da casa ou empresa não deve ser virado para o Sul, pois assim receberia menor incidência de luminosidade solar, e seria necessário instalar um número maior de placas. E também não deve ser um local com sombra constante gerada por outras construções ou árvores, por exemplo, pois os fótons, partículas necessárias para a geração de energia solar não são capazes de perpassar esses materiais, diferentemente das sombras geradas por nuvens, que são atravessadas pelos fótons, havendo pouca perda de produção. 


2 - A estrutura que sustenta o telhado deve ser boa para pode sustentar o peso das placas, na Sevenia, após realizar o orçamento, nossos profissionais visitam o local de instalação desejado pelo cliente, para garantir que tudo está conforme o necessário. Em raras exceções as construções não têm capacidade para sustentar o peso. 


3 - Além da estrutura do telhado, é importante checar a estrutura da construção, garantindo que há vigas de sustentação para receber a usina de geração de energia solar. 


Qual a documentação necessária?

  • Cópia do documento de identificação com foto.

  • Cópia da última fatura da conta de energia. 

  • Procuração para que a Sevenia represente o cliente junto à distribuidora e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), para realizar os trâmites burocráticos. Caso o cliente opte, pode fazer por conta própria esses trâmites.

  • Em caso empresarial também é preciso enviar uma cópia do Contrato Social e do CNPJ

Como ter uma noção do valor do investimento?


Para ter uma noção básica do valor investido, a pessoa interessada pode realizar uma média do seu consumo nos últimos 12 meses. Após ter essa média, basta multiplicar por 48 meses (4 anos) e obterá um valor aproximado do investimento. 

Para demonstrar: 

Uma pessoa que tem consumo médio de R$ 500,00 investirá aproximadamente R$20.000,00 para ter um sistema de energia fotovoltaica que atenda toda sua demanda. É importante lembrar que a vida útil dos equipamento ultrapassa os 25 anos com a manutenção correta, assim, são pelo menos 10 anos  sem gastar mais com energia caso o consumo se mantenha no mesmo nível. 

Para clientes empresariais o valor do investimento pode variar conforme sua sua classificação junto a distribuidora de energia.

Se você se interessou e quer um orçamento completo de forma gratuita, fale com a nossa equipe hoje mesmo


Qual o tempo de retorno do investimento?


O tempo de retorno médio para clientes residenciais é de 4 anos e meio, tempo que pode ser reduzido com os aumentos nas tarifas de energia, uma vez que após obter o sistema fotovoltaico o cliente fica imune aos aumentos. 

Empresas, comércios e residências com consumo mais alto podem reduzir esse tempo, pois,  o valor é relacionado à potência do sistema para mais informações consulte nossa equipe. 


Existem financiamentos para instalar sistemas fotovoltaicos?


Sim! Muitos bancos possuem linhas de crédito voltadas à sustentabilidade, que permitem aos interessados realizar o investimento em energia renovável sem necessitar desembolsar o valor integralmente. As taxas e encargos são voltados especialmente para esse fim, e além disso, um dos fatores que influenciam na escolha é a relação que cada cliente já tem com seu banco, podendo receber propostas mais atrativas daquele com o qual já trabalha há mais tempo. 

Fale com seu gerente e se informe sobre as taxas que seu banco oferece, e também com a equipe da Sevenia que está preparada para fornecer toda a consultoria necessária para essa tomada de decisão. 


Quantas placas são necessárias para suprir minha demanda?


Cada placa fotovoltaica produz em média 36kWh, portanto para ter uma noção de quantas placas serão necessárias basta dividir seu consumo médio mensal por 36.


Quanto espaço é necessário para ter energia solar?


Cada placa ocupa em média, 2,2m x 1m. O número de placas necessárias varia de acordo com o seu consumo médio mensal, conforme abordamos na pergunta anterior. 


Qual a diferença entre instalar no telhado ou em outro local ?


Tudo varia de acordo com o local a ser instalado. Por exemplo, se o local da instalação não tem um telhado bem posicionado e dispõe de espaço para construir a instalação em outro local, pode ser vantajoso optar pela segunda opção. 

Outra possibilidade é aproveitar da estrutura de estacionamentos cobertos e outras estruturas que se mostrem disponíveis para a instalação. Para fins de produção de energia, não há diferença entre instalar em um telhado ou em uma parte térrea que apresentem as mesmas condições para produção de energia. 


O sistema é muito pesado, como saber se meu telhado irá aguentar? 


A Estrutura do telhado deve suportar um peso extra de no mínimo  20kg por metro quadrado, este é o peso do sistema fotovoltaico. Maioria dos telhados são capazes de aguentar no minimo 4  vezes peso sem problemas, mas é obrigatório contar com a supervisão de um engenheiro capaz de prever eventuais problemas para não ter surpresas. 


O sistema aguenta intempéries como tempestades e granizo?


Sim! As placas são fixadas em uma estrutura que garante a segurança da instalação e também são posicionadas em um ângulo que não é prejudicado com a queda de granizo ou ventos fortes.



ONDE ESTAMOS


Tecnopuc - Av. Ipiranga, 6681, Prédio 96B, Sala 103 

CEP 90619-900 

Porto Alegre/RS

ENTRE EM CONTATO 

Telefone: +55 51 3095 2221

WhatsApp: +55 51 98188-9610
contato@sevenia.com.br

ACOMPANHE NOSSAS REDES

whatsapp-logo-1.png

Regulamentação ANEEL RN 482 | Conformidade com as normas NBR 5410 | NBR 16149 | NBR 16150. Empresa registrada no CREA.
© 2020 Sevenia Energia Solar