Energia Solar


Geração Distribuida

A Sevenia projeta sistemas de microgeração distribuída de energia solar fotovoltaica, possibilitando aos seus clientes produzirem parte ou toda energia consumida.

Esta modalidade de geração é permitida no Brasil desde Abril de 2012, com a aprovação da Resolução Normativa 482/2012 que possibilita a geração de energia elétrica com potência instalada de até 100 kW.

Com o objetivo de difundir esta prática de geração de energia, a Sevenia realiza projetos completos, desde o levantamento da necessidade de geração, até a instalação completa do sistema. Nossos sistemas podem ser instalados em residências, condomínios, instalações comerciais, industriais e rurais.


Entenda como funciona o sistema de compensação de energia

Sistema de Microgeração de Energia Solar Fotovoltaica

Este tipo sistema, chamado de sistema conectado (ou Grid-Tie), caracteriza-se resumidamente por um conjunto de painéis fotovoltaicos e inversores os quais são conectados diretamente na rede elétrica.

A figura abaixo mostra um esquema simplificado deste tipo de sistema.

EsquemaSolarGridTie

Quando há incidência de sol nos painéis, a energia excendente produzida é injetada na rede elétrica, ficando como créditos de energia.

Quando a geração mensal for maior que o consumo, o saldo positivo de energia poderá ser utilizado para abater o consumo na fatura do mês subsequente.

Os créditos de energia gerados continuam válidos por 36 meses.

Uma das grandes vantagens deste tipo de sistema é que os mesmos não utilizam baterias, nem controladores de carga, reduzindo assim os custos em relação a outros tipos de sistemas. Além disso, uma característica importante é que os componentes utilizados nestes sitemas requerem baixíssima manutenção e possuem longa vida útil.